Brotas de Macaúbas participa do Seminário Saberes e Fazeres

Para as redes de ensino, final de ano é tempo de colheita e apresentação de resultados. Em 2020, mesmo sendo um ano desafiador por conta da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, a educação foi um dos nichos que também precisou se adaptar às novas modalidades, tanto para o ensino, quanto para aprendizagem dos profissionais da educação. Durante a primeira quinzena do mês de dezembro, educadores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia participaram do Seminário “Saberes e Fazeres”, que objetiva promover o compartilhamento de experiência de formação continuada, trazendo práticas de referências construídas ou fortalecidas ao longo de 2020.

Em Brotas de Macaúbas (NTE 2), a coordenadora da Escola Bom Jesus, que atende a dez comunidades da zona rural, trabalhou através do que chamou de pedagogia de projetos. Maria da Glória Sodré contou como, na terra do ilustre Milton Santos, educadores usaram os projetos para produzir conhecimento com os estudantes. O projeto “Transmissão Digital” provocou reflexões acerca das novas tecnologias e suas implicações para a educação, o “Brotas Amada” estudou aspectos históricos, culturais, geográficos e sociais do município e o “Manifestações Culturais” e “Tempos de Pandemia” analisou o impacto sobre as tradições religiosas no entorno da escola. Associado a estes projetos, o compartilhamento de livros em formato digital por meio de aplicativos também foi uma posta para ampliar o contato dos estudantes com a Literatura.

O projeto desenvolvido neste ano letivo, para as turmas do Fundamental II da Escola Bom Jesus, visou proporcionar situações pedagógicas que estimulam a valorização dos aspectos históricos, geográficos, culturais e sociais do município. Para Maria da Glória, foi gratificante participar deste encontro. “Foi muito gratificante participar de um momento tão importante para a educação e representar a Escola Bom Jesus e o município de Brotas de Macaúbas no seminário territorial num ano tão difícil para todos nós. Agradeço especialmente a Marcelo, meu professor formador, a Secretária Municipal de Educação Grazielle Sodré, a Maria Edna diretora da escola, ao prefeito Litercílio Júnior e a todas as pessoas que me apoiaram e torceram por mim durante esse período”, expressou a coordenadora.

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas | Terra de Gente Feliz