Seguindo a meta de descentralização da saúde no município de Brotas de Macaúbas, o Prefeito Litercílio Júnior oficializou a entrega do Posto de Saúde – Adélia Sodré dos Santos na comunidade de Nova Vista, na noite desta quinta-feira, 13 de agosto.
Levar a saúde para mais perto da população, este foi o desafio da gestão Terra de Gente Feliz durante os debates nas mais de dez plenárias para construção do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), de acordo as indicações de cada região. Foi com base à estas indicações que a Secretaria Municipal de Saúde buscou construir o projeto de implantar postos satélites de saúde em comunidades estratégicas e Nova Vista foi a 9ª comunidade que recebeu este equipamento que a partir de hoje as famílias terão acesso ao atendimento básico de saúde.
Respeitando o período de distanciamento social sob recomendações dos órgãos de saúde, o ato de entrega foi marcado com muita alegria, contando com a presença do Prefeito Júnior, equipe de saúde, vereador Laerto, familiares da homenageada e lideranças da comunidade.
Prefeitura de Brotas de Macaúbas | Terra de Gente Feliz
____________________________________________
Homenagem à Adélia Sodré dos Santos por Deodato Alcântara
Em 10 de março de 1911, na então pequena localidade que hoje tem o nome de Sodrelândia, nasceu Adélia Sodré dos Santos, filha de Valdivino José dos Santos e Ana Rita Sodré. Nessa localidade a menina Adélia cresceu até conhecer “Totonho”, Antônio Francisco Sodré, morador da então recente povoação de Nova Vista.
Após o casamento, já dona Adélia, passou a morar com Totonho em Nova Vista, próxima aos sogros, praticamente os primeiros moradores desta comunidade. Aqui, como dona de casa, lavradora, costureira e rendeira, deu à luz 13 filhos, mesmo tendo perdido cinco gestações. Na ordem cronológica, Arthur, Antônio apelido “Tota”, João, Nestor, Maria Aparecida, Carmesina, Durval (nosso Durvalzinho), José (que ficou mais conhecido como Zuzu), Valdivino, Miguel, Irineu, Francisco (nosso Chico Professor) e Elcir.
Com exceção de Miguel, que faleceu ainda criança, os 12 filhos foram criados predominantemente na roça por sr Totonho, enquanto dona Adélia não media esforços para ver o desenvolvimento de Nova Vista. Sempre preocupada com o coletivo, dona Adélia puxou para si a responsabilidade de implantação da Igreja Católica e da escola em sua comunidade.
Implantou a Catequese e foi na casa dela a primeira missa com um padre que levou da Paróquia de Brotas, na época o Padre Rogério Athayde. A casa de dona Adélia, aliás, serviu de abrigo para criar muitas pessoas em situação de risco nos períodos das grandes sêcas.
Foi uma das principais responsáveis pela implantação da primeira escola na comunidade, e como não podia deixar de ser, hospedou em sua casa a primeira professora de Nova Vista. Assim, se consolidou como liderança comunitária de maior expressão, motivo pelo qual intercedia junto às parteiras, aos serviços de saúde e aos cursos da Igreja Católica que conseguia fazer chegar aos moradores locais.
Em 30 de agosto de 1999, aos 88 anos, dona Adélia partiu para sua morada eterna, deixando filhos, netos, bisnetos e tataranetos que permeiam toda nossa região. Apenas para citar alguns, dona Maria Aparecida, Durvalzinho e tantos descendentes em Nova Vista; dona Carmesina em Bela Sombra; dona Elcir na Mata do Bom Jesus; e professor Chico em Feira Nova; além de diversos outros familiares que hoje, 13 de agosto de 2020, recebem esta homenagem em memória de dona Adélia, com a entrega deste tão importante Posto Satélite de Saúde Adélia Sodré dos Santos, pelo governo Terra de Gente Feliz.