Cocal celebra entrega do Centro de Especialidades e anúncio da pavimentação asfáltica

Mais desenvolvimento para a comunidade do Cocal e região. Na manhã desta quinta-feira (13), o Prefeito Litercílio Júnior oficializou a entrega do Centro de Especialidades em Saúde e assinou a ordem de serviço para a obra de pavimentação asfáltica.

O Centro de Especialidades que homenageia o Sr. Flávio Martins Ferreira, é a unidade que vai ofertar os serviços de fisioterapia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e o funcionamento do Posto de Coleta Lacen, local para coleta de mais de 40 tipos de exames de sangue.

Para o Prefeito Júnior é motivo de orgulho atender as demandas designadas pela população no PPA. “Ao tempo que entrego este equipamento de saúde para facilitar o acesso da população aos serviços da saúde, vou anunciar outro presente aqui para Cocal, assinando a ordem de serviço que autoriza a obra de pavimentação asfáltica, um investimento de mais de R$ 140 mil que já está licitada. Lembrando que a gestão atende aquilo que a população determinou na ferramenta PPA Participativo”, expressou o prefeito.

Serão 2.403 m² de pavimentação asfáltica em TSD (tratamento superficial duplo), melhorando a infraestrutura nas imediações da quadra, igreja e escola na comunidade.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas | Terra de Gente Feliz
___________________________________________
HOMENAGEM SR. FLÁVIO MARTINS POR DEODATO ALCÂNTARA (Informações da biografia enviada por familiares)

Janeiro de 1940, duas semanas após o Dia de Santo Reis, mais precisamente numa sexta-feira, 19, nasce nas terras de Cocal, Brotas de Macaúbas, Flávio Martins Ferreira, fruto da união de Plácido Martins Ferreira e Júlia Francisca Ferreira. Integrante de uma prole numerosa, algo comum à época, Flávio cresceu trabalhando na roça com os irmãos Dalila, Otávio, Olavo, Manuel, Ilda e Helena, até tornar-se “de maior” e seguir o êxodo natural da região, para trabalhar duro na Construção Civil, em São Paulo.

Com a garra inerente aos Nordestinos, o pedreiro e marceneiro Flávio Martins Ferreira, superou muitas dificuldades nas suas idas e vindas à metrópole paulistana, até decidir ficar na Terra Natal, no fim da década de sessenta, para aqui casar-se com a conterrânea Maria de Lourdes Rosa Ferreira, em 23 de abril de 1970. A partir dessa data, passou a viver uma feliz união, que frutificou nos filhos Ivan e Élio Martins Ferreira; e Aleçandra Rosa Ferreira. E nos netos Vanessa, Rafael, Rodrigo e Ana Júlia.

Como foi um bom filho, bom marido e excelente pai, segundo aqueles que o rodeavam, Sr Flávio não poderia deixar de ser um ótimo avô. Afinal, em sua bagagem de vida o que não lhe faltava eram qualidades: músico sanfoneiro e cantor repentista, amava dançar e contar causos e piadas, colecionando amizades e admiração por onde passava. Era assim nas alegres cantorias da Bandeira do Divino, dos Ternos de Reis, das rodas de Chulas, Samba e Coco, ocasiões em que sr Flávio, sempre ao lado da amada esposa, mostrava ter o dom da alegria.

Sr Flávio era também um católico praticante, integrante do Terço dos Homens. Dizia não temer a morte, mas sim o sofrimento. Costumava dizer ainda que a morte era nada mais que a única certeza que tínhamos na vida. E por ser sempre muito cuidadoso com sua saúde, foi uma desagradável surpresa para todos, quando foi diagnosticado, em 2018, com um tumor maligno no intestino.

Começava ali um período de grande tristeza para familiares e todos que o conheciam. Pouco tempo depois, sobreviveu a uma delicada e perigosa cirurgia para remoção do tumor, mas, após algumas semanas, enquanto era submetido à fase de quimioterapia, não resistiu. No dia 31 de agosto de 2018, aos 78 anos, o sanfoneiro, repentista, cantador e honrado sertanejo Flávio Martins Ferreira foi compartilhar sua alegria no Plano Superior, pouco antes do nascimento da bisneta Jamile Lis, que certamente o faria mais alegre ainda. No Sertão de tristezas por sua partida, entre as muitas lágrimas derramadas, as da nora Célia e da amiga Glória Gervásio, que o acompanharam em muitas viagens durante o tratamento.

Hoje, junto com a dor da saudade, carregamos a certeza de que sr Flávio cumpriu sua missão na Terra. E é pela importância desse legado, que o Governo Terra de Gente Feliz tem a honra de homenageá-lo com seu nome no Centro de Especialidades Flávio Martins Ferreira, que está sendo entregue à população de Cocal e região na manhã desta quinta-feira, 13 de agosto de 2020. Porque, assim como vocês, temos a certeza de que o sr Flávio jamais sairá dos nossos corações. De que seu nome merece romper os limites de Cocal e das demais comunidades serranas, para integrar a História de todo o município de Brotas de Macaúbas.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas | Terra de Gente Feliz