Nova Santana recebe Posto de Saúde e é contemplada com pavimentação asfáltica

O início desta semana foi marcado com muita alegria para a comunidade de Santana. Na manhã desta segunda-feira (10), o governo Terra de Gente Feliz inaugurou o Posto Satélite de Saúde “Altina Rosa dos Santos” e na oportunidade o Prefeito Litercílio Júnior anunciou sobre a obra de pavimentação asfáltica na comunidade.

O equipamento de saúde fruto de convênio com o Governo do Estado e indicação de emenda parlamentar, vai beneficiar diretamente 127 famílias da comunidade e região, no intuito de descentralizar para que a população tenha fácil acesso ao atendimento básico em saúde.

Já a pavimentação asfáltica, é mais uma demanda do PPA que está sendo atendida, com o objetivo de melhorar a infraestrutura da comunidade.

___________________________________________________
Homenageada “Altina Rosa dos Santos” por Deodato Alcântara:
A escolha no nome ocorreu por meio de indicação da Associação Comunitária de Nova Santana em fevereiro/2020.

Em 10 de janeiro de 1894, nasce na localidade de Fundão, atualmente Ipupiara, Altina Rosa Dos Santos, filha apenas da agricultora Maria Rosa dos Santos. Digo apenas, porque dona Altina Cobra, como viria a ser carinhosamente conhecida, jamais ficou sabendo quem foi seu pai, um segredo guardado a sete chaves por sua mãe.

Ainda criança, Altina se mudou com sua mãe para o Pega de muitas histórias e lutas, povoado que hoje chamamos de Nova Santana. Aqui chegou, para entrar para a História não somente como mulher guerreira, mas também como trabalhadora rural que muitas vezes trabalhou por diária na foice, enxada e torrando farinha, além de exercitar suas habilidades com crochê e bordados de renda.

Ainda muito jovem, Altina casou-se na Igreja Nossa Senhora de Brotas com o viúvo Fausto Alves de Almeida, com quem concebeu sete filhos: Guilhermina, Aurora, Amélia, Antônio, Rita, Alcides, Alice. Mas a vida lhe tirou o marido, e ela ainda muito nova passou a trabalhar no que era oferecido para comprar o pão de cada dia: roçava, capinava, mexia farinha, trançava fumo. Precisava criar os filhos; e os criou com dignidade.
Já criados, Antônio e Alcides, dois deles, foram embora para o mundo, nunca mais deram notícias.

E mesmo com esses trabalhos braçais, dona Altina Cobra se revelou uma seguradora de crianças; se tornou uma das parteiras mais procuradas na região. Havia dia que ela segurava até quatro crianças, fazia quatro partos, trazia à luz quatro bebês. Isso tudo, imaginem, se locomovendo de Jegue ou à cavalo. Numa dessas viagens, caiu do cavalo e mesmo com a mão machucada fez seu oficio de parteira.
No primeiro parto feito por dona Altina Cobra, que se tem conhecimento, nasceu Ana Gomes da Silva, que faleceu em 2019, aos 92 anos. Entre tantos outros, o último foi Edenilson Miranda dos Santos, em 28 de março de 1989.

É, principalmente por esse tão nobre oficio de parteira, que dona Altina Rosa dos Santos, ou Altina Cobra, que Deus levou em 21 de julho de 2000, aos 106 anos, está sendo homenageada aqui, nesta manhã de 10 de agosto de 2020. Homenagem póstuma que esperamos trazer orgulho a todos seus descendentes em vida:

As filhas Amélia que vive em São Paulo e dona Alice que reside aqui em Nova Santana; os 34 netos, sendo que oito também moram aqui e duas netas na sede de Brotas, além dos 57 bisnetos e os cerca de 30 tataranetos, alguns residentes em São Paulo.
Com esta merecida homenagem, o governo Terra de Gente Feliz tem a honra de entregar à população de Nova Santana e adjacências, o novo Posto Satélite de Saúde Altina Rosa dos Santos, dona Altina Cobra.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas | Terra de Gente Feliz