Prefeitura de Brotas implanta Centro de Especialidades em Saúde – Ruham Arthur Ribeiro Queiroz

A Prefeitura de Brotas de Macaúbas inaugurou na manhã de sexta-feira, 07 de agosto, o Centro Municipal de Especialidades em Saúde – Ruham Arthur Ribeiro Queiroz. O centro, que fica localizado na Rua do Calçadão, na sede, vai atuar na rede pública do município de forma integrada com as Unidades de Saúde da Família oferecendo consultas especializadas.

Para ter acesso ao Centro de Especialidades, os usuários terão que passar por uma consulta inicial nas unidades de saúde para classificar a necessidade do atendimento especializado. Vale reforçar, que o município de Brotas de Macaúbas está integrado ao Consórcio de Saúde, tendo acesso à Policlínica Regional de Saúde na cidade de Barreiras, onde qualquer cidadão brotense tem acesso a assistência de saúde da média e alta complexidade, com exames de imagem e apoio diagnóstico, consultas e serviços especiais.

De acordo o Prefeito Júnior, o intuito é levar a saúde para perto da população. “Dentro do conceito de redes de atenção à saúde, serão ofertados os serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, psiquiatria e fonoaudiologia. Descentralizando cada vez mais a saúde no município”, reforçou o prefeito.

___________________________________________________________
Homenageado Ruham Arthur, por Deodato Alcântara
O ano de 1990 foi um ano diferente. Para o mundo, entre tantas mudanças, a queda do Muro de Berlim; para o Brasil, alegria com o bicampeonato de Ayrton Senna e com a posse do primeiro presidente eleito pelo povo, após a Ditadura Militar. Mas, também, a tristeza com a eliminação da Seleção Brasileira, pela Argentina, na Copa da Itália; e entre outras perdas, a morte de Cazuza.

Para Brotas, em 09 de outubro daquele ano, o nascimento de Ruham Arthur Ribeiro Queiroz, num seio familiar de muita harmonia e felicidade, para completar o quinteto com seu pai, Arthur Campos Queiroz e Ana Leila Ribeiro Souza Queiroz; e as irmãs Geisylane e Giselle Queiroz.
Sem dúvida, nasceu ali uma estrela na sua mais perfeita definição.
Ruham cresceu e entre tantas alegrias a sua família decidiu ostentar no peito outra estrela, a estrela solitária do Botafogo, o time do coração de seu pai, que ele muito se orgulhava.

Adolescente, praticamente assumiu cuidados de adulto com suas irmãs. Pois tornou-se um jovem sensível e sempre preocupado com Geyse e Giselle. Um verdadeiro pai de amor fraterno.

Mas sua sensibilidade rompia os limites da família, já que Ruham, fazia amigos por onde passava, até mesmo com pessoas que ele conhecia nas ruas de Salvador, onde foi morar com Giselle. Ruham parava sempre para conversar com pessoas que nem teto tinham para morar, que viviam pelas redondezas de seu prédio.

Mas seu amor por Brotas, algo que sempre propagava, não o deixava quieto em Salvador, assim, retornou a sua terra, de 2010 ao fim de 2012, período em que trabalhou na Central de Processamento de Dados da Secretaria de Saúde, na gestão Um Novo Tempo Para Todos.
Ao retornar a Salvador, escolheu estudar algo com quem se identificava muito, e passou a cursar Humanidades na Universidade Federal da Bahia, uma base importante para cursar Direito, mais à frente.
No entanto, como nas letras complexas das músicas poesias que ele amava e às quais dedicava horas de seu lazer, o destino já o havia escolhido como uma estrela.

Em 2016, incandescente como sempre, fazia o que muito amava em sua Terra Natal, se divertia com amigos e familiares e esbanjava sua natureza intelectual e extrovertida na campanha política da ocasião.
Na noite de 1º de outubro daquele ano, como ocorre com as estrelas, num piscar de olhos, cruzou o céu em um lampejo e desapareceu de nossos olhos. Desapareceu dos nossos olhos, não dos nossos corações, onde Ruham será eternamente amado.

E foi para homenagear nossa estrela Ruham Arthur Ribeiro Queiroz, em memória, e aqui em terra toda sua família e amigos, que o governo Terra de Gente Feliz decidiu dar o nome dele ao nosso Centro Municipal de Especialidades em Saúde de Brotas de Macaúbas. Uma homenagem sincera e merecida, que ocorre nesta manhã de 07 de agosto de 2020.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas | Terra de Gente Feliz