Governo Terra de Gente Feliz inaugura Posto de Saúde em Lagoa da Palha

São ações que descentralizam o atendimento da atenção básica que vem fazendo a diferença nos serviços de saúde no município de Brotas de Macaúbas. Em uma série de inaugurações, o Prefeito Litercílio Júnior inaugurou na quinta-feira, 06 de agosto, o Posto Satélite de Saúde “Claudionor de Deus Dourado – Sr. Lozin”, na comunidade de Lagoa da Palha, localizada na região do Cocal, há aproximadamente 135 km de distância da sede.

Com base na solicitação da população através da ferramenta de escuta social, o PPA Participativo, o governo Terra de Gente Feliz por meio do programa Saúde em Boas Mãos realizou o sonho da população daquela microrregião. O Posto Satélite de Saúde faz parte da unidade de referência de saúde da família Elisa Ferreira Bastos da comunidade de Cocal, beneficiando diretamente as famílias de Lagoa da Palha, Roças Velhas, Gamela, Banguê, Vila Saudável, Ponta do Morro, Cocos e Curralinho.

“Para mim é motivo de orgulho inaugurar mais um posto de saúde, que ao todo somam 10, sendo entregues nesta gestão. Investir em saúde é cuidar da população e descentralizar os serviços é uma das nossas metas”, ressaltou o Prefeito Júnior em seu discurso. Na ocasião, o prefeito agradeceu ao Deputado Afonso Florence pela emenda parlamentar para realizar a obra na comunidade, que foi através de convênio com o governo do estado, um investimento de mais de R$ 170 mil.
A médica Dra. Casilda que atende a região expressou sua alegria em ver mais uma ação se realizar. “É uma grande honra trabalhar neste governo, vejo concretizar muita coisa aqui. Tenho 42 anos de formada e sou uma das lutadoras do SUS e ver hoje mais uma obra que traz para a comunidade aquilo que a gente sempre sonhou, é motivo de honra”, expressou.

Respeitando as normas sanitárias de saúde, o ato aconteceu de forma rápida, com a presença do Prefeito Litercílio Júnior, equipe de saúde e familiares do homenageado.

Do serviço:
Atendimento de segunda à sexta-feira, serviços diversos de enfermagem, como: testes rápidos, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, nebulização, curativos, dentre outros. O atendimento médico vai acontecer de acordo o cronograma da Unidade de Saúde da Família Elisa Ferreira Bastos.

Homenageado:
A escolha no nome ocorreu por meio de ABAIXO-ASSINADO, tendo em vista a restrição à realização de reunião na Associação Comunitária local (por causa da Pandemia), conforme sugerido pela direção da Associação Comunitária. Ressaltando, que esta iniciativa segue os princípios democráticos que sempre predominam na gestão Terra de Gente Feliz – Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas-BA.
Senhor Lozin, como sempre foi chamado por onde passava, nasceu Claudionor de Deus Dourado, em 19 de abril de 1948, na comunidade serrana de Lagoa da Palha, região de Cocal, Brotas de Macaúbas-BA. Integrante de uma prole com oito irmãos, “Seo Lozin” foi criado trabalhando na roça, pelos pais Remualdo de Deus Dourado e Marcolina Grigória Dourado. Cresceu na então diminuta comunidade, até casar-se em 24 de fevereiro de 1974 (ainda com 25 anos), com a dona de casa Lindaura Alves Dourado, que se tornou “dona Dau”, nascida na vizinha comunidade de Roças Velhas. Dessa união nasceram seis filhos: Maria “Santa”, Marieide “Eide”, Evandro “Vando”, Claudinei “Cau”, Edvan “Rubinho” e Ézio, que foram muito bem criados, segundo os próprios.
Sempre dedicado à roça e à prestação de serviço como pedreiro, “Seo Lozin” tinha a sanfona como atividade de lazer; costumava tocar diariamente para os filhos e para as pessoas da comunidade, nas ocasiões festivas. A música contribuiu para sua personalidade alegre e festeira, o que o proporcionou muitos amigos de toda região, já que sempre que era preciso acolhia aos visitantes em sua casa. Isso o tornou, também, uma espécie de liderança local, contribuindo para proporcionar muitas melhorias para o povoado de Lagoa da Palha. E assim foi sua vida, de muitas contribuições sociais e comunitárias, até falecer em 02 de fevereiro deste ano de 2020, na mesma comunidade em que nasceu.
Informações da família, homenagem por Deodato Alcântara

Prefeitura de Brotas de Macaúbas | Terra de Gente Feliz