Boletim Epidemiológico nº 79

O COMITÊ DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À COVID-19 DO MUNICÍPIO DE BROTAS DE MACAÚBAS informa que na data de 05.06.2020 abordou 155 pessoas que adentraram ao Município pelas barreiras sanitárias instaladas no BA-156 na entrada da sede e na entrada do Cocal. A Vigilância Epidemiológica Municipal acompanha 92 pessoas oriundas de área de casos ativos, sendo que nenhum destes apresenta sintomas gripais. Possui 01 caso notificado por critério epidemiológico, aguardando resultado de exame laboratorial e nenhum caso confirmado.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB incluiu no Boletim Epidemiológico nº 73 publicado na data de 05.06.2020 notificando 01 caso confirmado para COVID-19 no Município de Brotas de Macaúbas. Esclarecemos que o caso confirmado trata-se de um brotense residente na cidade de São Paulo, local onde realizou o teste rápido com resultado positivo para à COVID-19, o paciente assintomático permanece em São Paulo e não tem histórico de contato com nenhum brotense recém-chegado a este Município, assim como, possui anos que não retorna a Brotas de Macaúbas, sua cidade natal.

A referência do caso confirmado ao Município de Brotas de Macaúbas, quando na verdade se trata de paciente residente e domiciliado em São Paulo, ocorre em razão do seu cartão nacional do SUS que ainda está cadastrado com o endereço neste Município, assim, o sistema de saúde ao receber o resultado do teste vincula automaticamente à Brotas. O caso foi informado à Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação da Vigilância em Saúde da Regional de Ibotirama/Estado da Bahia.

Reforçamos, por fim, a necessidade de recadastramento de todos os cidadãos no CADSUS (cartão do SUS) e a necessidade de seguir todas as medidas de prevenção à COVID-19.

 

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas | Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19