Prefeitura de Brotas reúne com comerciantes e mantém o Decreto 21

Na tarde desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Brotas de Macaúbas por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Prevenção, realizou um bate-papo com os comerciantes, para debater sobre o Decreto Executivo nº 21, que determina a suspensão de algumas atividades no município.

O encontro informou aos comerciantes a gravidade da crise sanitária assolada em todo o mundo e a necessidade de medidas efetivas para controlar a aglomeração de pessoas no município e consequentemente, a eventual proliferação do COVID-19, razão pela qual tornou-se inevitável a publicação do Decreto nº 21/2020, em especial ao art. 4º que refere a suspensão do funcionamento dos estabelecimentos comerciais, com exceção apenas daqueles considerados serviços essenciais, pelo período de 15 dias iniciado em 21 de março.

A reunião visava ainda, orientar aos comerciantes acerca do cumprimento do Decreto, destacando que as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, incentivando novas formas de comercialização, utilizando as mídias digitais a favor dos comerciantes. Destacou-se ainda a preocupação com a economia local, entretanto, a realidade atual exige essa desaceleração visando preservar a saúde de todos os brotenses.

Ficou decidido pela continuidade de todas as recomendações e determinações estabelecidas no Decreto nº 21, em conformidade com as orientações da Organização Mundial da Saúde como a medida mais eficaz na prevenção do Covid-19. Ainda que o município também se preocupa com a economia local, ressaltamos que o Coronavírus representa uma ameaça gravíssima à saúde humana, já tendo registro de milhares de óbitos no mundo. Portanto requer a necessidade de medidas rígidas, para prevenção da população brotense.

Ao final, foi concedida a fala aos comerciantes sobre as medidas adotadas, o que de modo geral manifestaram entender a importância das medidas e apresentaram sugestões a serem adotadas. O Decreto está em vigor até o dia 05 de abril e as novas medidas serão comunicadas.

Além dos comerciantes de diversos segmentos, esteve presente o Prefeito Litercílio Júnior, a Secretária de Saúde Ananda Trindade, o coordenador do Comitê Yoandris Correa, entre outros secretários.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz