Agricultores de Brotas de Macaúbas conhecem experiência do Adapta Sertão

A Prefeitura de Brotas de Macaúbas proporcionou ida à doze agricultores familiares da Associação Comunitária da Colônia para uma viagem técnica a fim de conhecerem a experiência de sucesso na produção de ovinos e bovinos leiteiros (produção a baixo custo e com resiliência com a seca), em propriedade que foram acompanhadas pelo Programa MAIS (Módulo Agroclimático Inteligente e Sustentável) do Projeto ADAPTA SERTÃO, nos municípios de Ipirá e Macajuba.

O programa MAIS visa implementar práticas sustentáveis e resilientes a mudanças climática nos biomas e nas cadeias de valor agropecuários diversos. Além disso busca transformar o produtor familiar em um microempreendedor rural, auxiliando-o no acesso de políticas públicas da agricultura.

Em uma das propriedades visitadas pelos brotenses, eles puderam conhecer de perto o case de sucesso do Sr. José Antônio da Fazenda Santo Antônio, em Ipirá. O produtor iniciou o projeto com 100 litros de leite por dia, e hoje sua produção chega a 600 litros/dia, seguindo as recomendações técnicas do MAIS, que comprova a efetividade das técnicas aplicadas para alcançar os resultados.

A ação idealizada pela Prefeitura Municipal, propôs os produtores a adquirirem um vasto conhecimento nas cadeias produtivas da ovinocultura e bovinocultura do leite através desta experiência, para assim seguir como modelo para aumentar a produção de leite e ampliar a geração de renda. A visita foi acompanhada pelo prefeito Litercílio Júnior e o médico veterinário Lucas Silva.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz