Prefeitura de Brotas abre novo Espaço Cultural – Brotar Artes

Na terça-feira, 17 de setembro, data em que marca o feriado municipal em alusão a celebração dos mártires Zequinha Barreto e Lamarca, a Prefeitura de Brotas de Macaúbas realizou o ato oficial de abertura do Espaço Cultural Brotar Artes, um local que veio para agregar valor a nossa história e fortalecer o cenário artístico do nosso município.

Investir na cultura é uma das formas de despertar os jovens e adolescentes para um mundo diferente, com este intuito dentro deste espaço serão desenvolvidas diversas atividades de incentivo à cultura dando oportunidade a eles para participar das aulas gratuitas de sopro, corda, percussão, entre outras oficinas que estão sendo planejadas pela Secretaria. O Brotar Artes também será um espaço livre para exposições de fotografias, livros e objetos que valoriza a história local e regional.

Para o Prefeito Júnior, é foi um momento de alegria realizar o ato nesta data histórica para Brotas. “Escolhemos esta data de hoje, pois ela representa a história de luta do passado pela democracia, e hoje estamos tendo a oportunidade de abrir o Espaço Cultural Brotar Artes para valorizar nossa história e manter a nossa cultura viva. Agradeço a cada um que colaborou e se empenhou para a abertura desta casa, obrigado a todos e que os jovens ocupem este espaço e aproveitem esta oportunidade”, ressaltou o prefeito.

Durante a abertura aconteceu diversas apresentações, entre elas o grupo de pífanos da comunidade de Boca das Palmeiras, um grupo composto por homens que fabricam o próprio instrumento, uma pequena flauta, que acompanha o som do pandeiro e tambor. Também aconteceu apresentações musicais por alunos do Colégio Estadual Papa João Paulo I, Escola Bom Jesus, Escola Família Agrícola Regional e artistas locais, o professor Joel Nascimento e Cau Sodré, apresentação da Fanfarra Frente Estudantil JP, apresentação de cordel com representantes da região do Cocal (Cultura é Vida – Tiago Alves de Santo André, Os rumos que a vida dá – Samira Rocha Professora da Escola Luís Eduardo Magalhães, A Saga de Horácio e Militão – Elisangela e Gabriela – Cocal e Mulher Negra – Nice Francisca do Povoado de Papagaio).

Presente no evento esteve o Prefeito Litercílio Júnior e a Primeira Dama Eliene Ferro, a Secretária de Educação – Grazielle Sodré, Bispo da Diocese de Barra – Dom Frei Luís, o Padre Uelliton Matos, os vereadores João Paulo, Laerto Fernandes, Zelito do Cocal, professores, coordenadoras pedagógicas, diretores de escola, equipe de governo e sociedade civil.

Importância história da casa

O mais novo espaço está em funcionamento em um antigo casarão que representa um dos ícones peculiar em nosso município e por trás disso há uma rica história voltada para a educação em Brotas. Segundo o historiador Wanderley Matos, nesta casa funcionou uma biblioteca particular pertencente a Osório Rosa, com um acervo de mais de sete mil livros.

Osório Rosa considerado o homem mais culto de Brotas, foi eleito prefeito em 1947, na redemocratização do Brasil e implantou a rede municipal de educação no município, foi quando as comunidades rurais começaram a ter escola e professor.