Governo municipal firma parcerias e inicia limpeza e abertura de aguadas

O fortalecimento da agricultura familiar é uma das prioridades na gestão Terra de Gente Feliz. Para atender uma das demandas prioritárias solicitadas no PPA Participativo, foi iniciada a ação de abertura e limpeza de aguadas particulares com base na Lei nº 23 de 04 de abril de 2014.

Nesta primeira fase a ação atenderá dez associações que fazem parte das áreas prioritárias que foram indicadas na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural (CMDRS), as microrregiões de Lagoa do Capim/Jatobá, Feira Nova, Ouricuri do Ouro/Lagoa Nova, Alvorada/Lagoa do Meio, Baraúna/Mourão. Essas associações participaram de reunião com o prefeito, secretaria de agricultura e comissão do CMDRS, que em seguida levantaram suas demandas e encaminharam relação de beneficiários. No total, são estimadas 500 horas máquina, sendo 50 para cada associação, e os beneficiários diretos participam com contrapartida para contribuir com o abastecimento da máquina.

Esta atividade é considerada de extrema importância, pois é uma oportunidade em que o agricultor tem para armazenar o máximo de volume de água, deixando os reservatórios abastecidos por mais tempo e principalmente para suportar os períodos de seca. Para o Sr. Jaime Pereira Mendes, um dos beneficiados, esta ação é um sonho que se realiza. “Foi realizado o meu sonho que era fazer esta barragem para captar a água do telhado do galpão e do chiqueiro dos bodes. Ficou muito bom, pelas fotos pode perceber a maravilha que ficou, ressaltou o agricultor familiar da comunidade de Barrinha.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, a ação está acontecendo por meio da parceria firmada entre a Prefeitura de Brotas de Macaúbas com a empresa Corcovado, associações comunitárias e a participação ativo do CMDRS. O objetivo do governo é ampliar a ação futuramente, a depender de recursos, para atender a todos.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz