Programa de Melhoramento Genético é lançado em Brotas de Macaúbas

Na sexta-feira (07), na sede da Associação Comunitária de Andiroba, com a participação de cerca de 40 agricultores (as) familiares, a Prefeitura de Brotas de Macaúbas através da Secretaria de Agricultura realizou o lançamento oficial do Programa Municipal de Melhoramento Genético a partir do uso de inseminação artificial. A ação é mais uma demanda do PPA Participativo que está sendo atendida.

O programa é de iniciativa da Gestão Terra de Gente Feliz com o objetivo de melhorar a qualidade genética dos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos do município, por meio do uso da técnica de inseminação artificial, contribuindo para a criação de mecanismo que aumentam a produção e a renda do produtor rural.

De acordo o Prefeito Litercílio Júnior, a implantação deste programa é um avanço no município de Brotas de Macaúbas. “Considero um momento importante, específico para os agricultores, pois estamos buscando caminhos para conectar com a tecnologia e assim ter um produto competitivo no mercado, tornando o município uma referência na produção de carne e de leite dentro das nossas condições.”, ressaltou.

O projeto foi apresentado pelo Médico Veterinário Lucas Silva, que na ocasião informou sobre os benefícios da inseminação artificial, como o programa irá funcionar no município e as regras de participação que foram estabelecidas pelo CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável).

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO:

  • O (a) agricultora (a) familiar deve fazer sua inscrição por meio da Secretaria Municipal de Agricultura;
  • O agricultor participante deverá assinar um Termo de Adesão, no qual se compromete a seguir as orientações de assistência técnica da Secretaria de Agricultura, e ainda:
  • Garantir a nutrição adequada, a mineralização, o controle zootécnico e o bem-estar dos animais indicados para à atividade;
  • Primar pela higiene das instalações no sistema produtivo;
  • Garantir o fiel cumprimento do calendário de vacinação animal;
  • Realizar tarefas de gestão da propriedade, especialmente do rebanho diretamente beneficiário;
  • Participar de dias de campo, seminários e outros eventos de formação e troca de experiências promovidas ou apoiadas pela secretaria municipal de agricultura, além de outros de interesse para o produtor;
  • Arcar com despesas referente à aquisição de protocolos (fármacos e material descartável);
  • Acolher técnicos da Secretaria de Agricultura para monitoramento e avaliação da evolução do projeto, bem como acolher agricultores/as criadores/as e estudantes em sua propriedade para troca de experiência, quando combinado previamente entre as instituições interessada e o (a) agricultor (a).

ASCOM | PMBM – Terra de Gente Feliz