Brotas de Macaúbas vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Na noite desta quarta-feira (28), no Hotel Fiesta em Salvador, o Prefeito Litercílio Júnior de Brotas de Macaúbas subiu ao pódio no evento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) vencendo na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, com o projeto o Campo Gerando Renda.

Em sua X edição, a etapa estadual recebeu 38 projetos de diversos municípios baianos que concorreram as categorias, sendo eleitas as melhores iniciativas que promovem o desenvolvimento social e econômico dos municípios e que melhorem a qualidade de vida da população. Brotas de Macaúbas está classificada para concorrer ao prêmio na esfera nacional em Brasília, em 2019, além disso terá a chance de implantar o programa Cidade Empreendedora e ampliar os projetos já existentes com foco no empreendedorismo.

Para o Prefeito Litercílio Júnior, o prêmio é um reconhecimento, “estamos no caminho certo de valorização das organizações sociais, implementação de políticas que fortaleçam as cadeias produtivas mais significativas no município e na região, porque geram emprego e renda para as famílias em Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz”, concluiu. Na ocasião, o prefeito agradeceu sua família, a equipe de governo e ao Sebrae Barreiras pelo esforço e apoio. 

Presente no evento acompanhando o Prefeito Júnior esteve a 1ª Dama Eliene Ferro, a Deputada Estadual Neusa Cadore, Secretário de Administração Josemilton Correa, Secretário de Agricultura Ailton Alcântara, Alzita Sodré Agente Municipal de Desenvolvimento e servidores de Oliveira dos Brejinhos.

Comissão julgadora do Projeto

Com o objetivo de tornar a análise dos projetos mais dinâmica e com diferentes visões, o Sebrae apostou em uma comissão julgadora que abrangesse diversos segmentos. Neste ano, participaram da comissão Jean Esdras Freitas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia; José Anselmo Cunho, da Caixa Econômica Federal; Carlos Bastos Stucki, do Ministério Público da Bahia (MP-BA); Marilda Galindo, do Bando do Nordeste; e Christiano Carvalho, do Bando do Brasil.

Integraram também o júri Rui Dias, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia; Silvana Vaz de Almeida, da Junior Achivement; Taiana Bitencourt Dumêt e Tânia Fisher Stein, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Marcus Pinheiro, da Unifacs; e Alzir Mahl, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Durante o processo de julgamento, o grupo foi orientado pelo Sebrae sobre os critérios, as abrangências e os objetivos que os projetos precisariam atender.

Municípios vencedores em cada categoria:

Pequenos Negócios no Campo – Brotas de Macaúbas (Prefeito Litercílio Júnior)

Empreendedorismo na Escola – Irecê (Prefeito Elmo Vaz)

Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico – Souto Soares (Prefeito André Luiz Cardoso)

Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI – Madre de Deus (Prefeito Jeferson Andrade)

Desburocratização e Implementação da RedeSimples – Guanambi (Prefeito Jairo Magalhães)

Inovação e Sustentabilidade – Madre de Deus (Prefeito Jeferson Andrade)

Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios – Castro Alves (Prefeito Thiancle Araújo)

ASCOM | PMBM – Terra de Gente Feliz

Fonte de dados: Agência Sebrae Bahia