Governo do Estado assina convênios no município e fortalece a agricultura familiar

A tarde desta terça-feira (06), com certeza foi um marco para a história da agricultura familiar em Brotas de Macaúbas, na comunidade de Nova Vista. O Governo do Estado por meio do programa Bahia Produtiva, via CAR/SDR assinou convênios que soma um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, beneficiando as cadeias produtivas da apicultura, caprinovinocultura e mandiocultura. O evento que contou com a presença do secretário da SDR – Jerônimo Rodrigues, do diretor-presidente da CAR – Wilson Dias, do prefeito Litercílio Júnior e demais autoridades, foram celebrados os seguintes atos:

Ordem de Serviço com a AAPIVARG para execução da obra de construção da Unidade de Beneficiamento do Mel e entrega de 51 kits apícolas com colmeia, equipamentos de proteção e manipulação, cera e núcleo de captura. Esta ação vai impulsionar a apicultura, atividade esta que vem mudando a vida das famílias na região, gerando renda para jovens, homens e mulheres. De acordo com Rafael Farias, presidente da AAPIVARG, 80 famílias de 14 comunidades, serão diretamente beneficiadas: “Em 180 dias nossa unidade deve ser construída. Até o momento a associação tem material para produção, mas não tem a estrutura. Com a casa de mel vamos padronizar nosso produto e alcançar o topo da cadeia produtiva da apicultura”.

Investimento na cadeia produtiva da mandiocultura, a presidente da Associação das Mulheres Batalhadoras do Cocal e Região (AMBCOR), Elisangela Reis, assinou o convênio do edital de Requalificação de Agroindústrias, do Bahia Produtiva, para instalação da energia e equipamentos. Ela afirmou que o projeto está levando esperança para os agricultores da Bahia: “Trabalhamos com a mandioca de modo precário e esse convênio trouxe esperança, pois já estávamos desmotivadas. Com a cozinha industrial, vamos trabalhar com condições a todo vapor”.

Também foi assinado um convênio com a COOPEAF (Cooperativa Central de Empreendimentos da Agricultura Familiar do Estado da Bahia), que vai beneficiar a Associação de Jatobá e ACOCAB (Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos). O edital tem como foco a relação comercial da cooperativa e associações com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócio.

O prefeito Júnior agradeceu ao Governo do Estado e todos os parceiros que foram fundamentais para a conquista destes benefícios. “Desde a campanha até a construção das propostas do PPA, o objetivo era exatamente esse, focar nas atividades que pudessem gerar renda para as pessoas e essa ação tem dado certo, graças à parceria do município junto as associações e o Governo do Estado”.

Segundo Jerônimo Rodrigues, essa é uma conquista de todos: “O Governo está consolidando um projeto importante para o desenvolvimento do município de Brotas de Macaúbas. Esse é o resultado do esforço do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura e instituições parceiras, mas sobretudo dos agricultores e agricultoras da Bahia”.

Para o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, as associações e cooperativas estão crescendo e mostram que só precisam de oportunidade para avançar em atividades propícias de cada região: “O Governo está incrementando essas atividades para dar oportunidade para as pessoas desenvolverem suas rendas”.

Em tempo parabenizamos a AAPIVARG, anfitriã do evento e todas as outras instituições beneficiadas. Agradecemos a presença dos parceiros neste dia especial, a Coopamesf, Sebrae, Cresol, Fundifran, representantes de governo de cidades vizinhas e toda a população que foi prestigiar o evento.

PREFEITURA DE BROTAS DE MACAÚBAS – TERRA DE GENTE FELIZ