Semana do Aleitamento Materno

Agosto Dourado, o mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), este ano comemorada mundialmente entre os dias 01 a 08 de agosto. A comemoração é diferente e envolve todas as pessoas, de um modo geral, pois está relacionado a algo que a maioria das pessoas têm em comum: o leite materno como primeiro alimento.

Em alusão à esta semana, a nutricionista Ananda Trindade do NASF realizou uma roda de conversa com o grupo de Gestante do CRAS, falando sobre a importância do Aleitamento Materno e a Enfermeira Tamires Trindade falou sobre como evitar o ingurgitamento mamário, fissuras e mastite.

A estratégia da ação é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e para as mães, com foco na sobrevivência e proteção do desenvolvimento infantil, uma vez que o leite materno é o melhor alimento para elas. Estima-se que anualmente, no mundo todo, mais de 10 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos morrem por doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Com melhores taxas de amamentação em todo o mundo, mais de 820 mil crianças dentro dessa faixa etária podem ser salvas.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz