Lançamento da coletânea Cordelizar pra Conscientizar

Na segunda-feira (16), na inauguração do gramado do estádio, também aconteceu o lançamento da coletânea de cordel ecológico “Cordelizar pra Conscientizar”, de autoria de professores e alunos do Cocal e região.

Esta coletânea apresenta o resultado do trabalho realizado desde o final de 2012, que teve total incentivo do Prefeito Litercílio Júnior e apoio do Parque Eólico. A coletânea é composta por 35 cordéis organizados em três categorias, alunos do Fundamental I, Fundamental II e professores, com avaliação da cordelista Ioia Brandão, pedagoga Evanete Alves, professora Elisângela Reis e a coordenadora de Programas Socioambientais Mônica Santos.

O objetivo de apresentar esta coletânea é que seja desenvolvido nas escolas de todo o município, fazendo com que os alunos tenham um bom desenvolvimento na escrita e criatividade. A Professora Evanete ressaltou que os alunos eram apenas expectadores e não sabiam o que era ser autores e que isso só aconteceu com o apoio de Júnior e da Secretaria de Educação na época. “Júnior sempre fez com que a gente sonhasse sair do anonimato e tornar autores de nossas ações tendo nome, conseguindo assinar algo, ele sempre deu esse incentivo. Agente já brinca cordelizando tiramos da parte oral e tornar escrito e foi aí que a gente conseguiu dentro do planejamento pedagógico colocar as oficinas de cordéis e produzir, portanto, os alunos compreendem melhor quando o conteúdo se torna difícil”, concluiu a professora Evanete.

O cordel na região do Cocal é natural, e por conta disso que o Prefeito fez esta provocação com a equipe pedagógica. Em sua fala, Júnior parabenizou aos professores e alunos e agradeceu também ao Parque Eólico Statkraft pelo apoio e presente em ter disponibilizado o material impresso que será disponibilizado nas escolas do município.

Presente esteve o Prefeito Litercílio Júnior, Vice-Prefeito Júnior Feitosa, Secretária de Educação Grazielle Sodré, Presidente da Câmara de Vereadores Wemerson Cleiton, Professoras Elisângela Reis, Evanete Alves, Eunice e a aluna Janiele de Jesus da Escola do Papagaio que no momento apresentou um cordel sobre a história de Brotas, com o título, “BROTAS TERRA DA REVOLUÇÃO”.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz