Audiência pública debate sobre os serviços da EMBASA no município

Na tarde desta segunda-feira (18), foi realizada uma Audiência Pública na Escola Nossa Senhora de Brotas, com a sociedade civil, governo municipal e EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), que teve o tema, Sistema de Abastecimento de Água na sede do município de Brotas de Macaúbas.

O problema de abastecimento de água na sede é um assunto polêmico que causa debates entre a população, principalmente nas redes sociais. A Gestão Terra de Gente Feliz vem sempre cobrando melhorias no serviço e uma das cobranças foi convocar a população e Embasa para realizar esta audiência, com o intuito de discutir os problemas do sistema e que pudessem buscar soluções para a melhoria da atuação do serviço da empresa.

Brotas de Macaúbas pertence à regional de Itaberaba juntamente com mais 26 municípios, o Gerente Regional, Gustavo Magalhães esteve presente apresentando sobre a situação atual do sistema de abastecimento de água na sede e esclarecendo alguns pontos que foram demandados pela sociedade civil e pela gestão durante a audiência. Dentro dos diversos aspectos sobre os serviços prestados pela Embasa, Gustavo apresentou os dados operacionais, perfuração de poços, ligações existentes e número da população atendida e as medidas e investimentos que vem sendo feitas para melhoria do abastecimento. Umas das iniciativas é o melhoramento em um dos poços que está inativo onde será feito um aprofundamento de imediato; outro ponto é a divulgação com o cronograma do abastecimento nas ruas, que em breve será divulgado para a população. A demanda de isolamento da Barragem do Pau Louro, solicitada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi atendida, a Embasa fará o isolamento, bem como irá fazer a sinalização no local.

Entre as pautas da audiência, foi informado ainda sobre a implantação da rede de água do Bairro Parque Real (conjunto habitacional com 40 unidades residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida). As residências encontram-se sem instalação da rede desde que foi entregue e é um anseio da gestão no qual o Prefeito Litercílio Júnior vem sempre cobrando para regularizar a situação do bairro. Através dessas cobranças, a Embasa informou na audiência que a obra já está prevista para iniciar em agosto, a depender da licitação que está marcada para acontecer no próximo dia 05. Foi ressaltado ainda que, para o município ter acesso a recursos e firmar contrato com a Embasa, é obrigatório ter o Plano Municipal de Saneamento Básico elaborado, ação esta já que está em andamento pelo governo municipal, sendo informado que no dia 10 de agosto será realizada a 1ª Conferência para elaboração do plano.

O encontro foi positivo e ambas as partes saíram satisfeitas com o teor do debate. Esteve presente representantes locais da Embasa, Gerente Gustavo Magalhães e Ana Carolina, o Vice-Prefeito Júnior Feitosa, Secretário de Meio Ambiente Ailton Alcântara, Engenheira Ambiental e Sanitarista Tarciane Gomes, Presidente do CONDEMA Samuel Crisanto, Presidente da Câmara dos Vereadores Wemerson Cleiton, entre outros secretários e assessoras do Gabinete do Prefeito. O Prefeito Litercílio Júnior esteve ausente por estar cumprindo agenda em Salvador, no lançamento do Plano Safra 2018-2019.

ASCOM | PMBM – Terra de Gente Feliz