Oficina de Qualificação com Associações do município

Com o objetivo de levar informações aos agricultores e agricultoras familiares, a Prefeitura de Brotas de Macaúbas através da Secretaria de Agricultura e CAR/SDR, em parceria com o SINTRAF, Cresol, CMDRS e AAPIVARG promoveram nesta quinta-feira (15), um encontro com as associações do município de Brotas de Macaúbas.

A finalidade do encontro foi para apresentar o lançamento dos Editais do Programa Bahia Produtiva e Oficina de Qualificação das Associações com interesse em acessar os recursos. O Edital 10 destinado para Alianças Produtivas Territoriais no valor de R$ 60 milhões, tem como foco a relação comercial destas cooperativas e associações com compradores do setor privado e o Edital 13 com o investimento de R$ 20 milhões, é destinado para seleção de subprojetos de Qualificação de Agroindústrias da Agricultura Familiar, visa a recuperação das unidades agroindústrias que encontram-se com alguma dificuldade de funcionamento.

O encontro contou com a participação de 25 entidades e foi monitorada pelo Assistente Regional da CAR – Gilmário Mendes, que na ocasião, explicou o intuito dos editais acima citados, os critérios de elegibilidade, documentação necessária, etapas e o cronograma completo de inscrição até a etapa final.

O Prefeito Júnior que esteve presente no evento, falou da importância de estar sempre realizando os encontros, para assim construir e buscar desenvolvimento para as políticas públicas de agricultura familiar no município. “É muito importante essas reuniões para juntos debatermos, como é que a gente pode gerar trabalho, emprego e renda com as atividades rurais? Precisamos ter as associações fortes para aproveitar as oportunidades que estão surgindo, este edital da CAR é uma oportunidade que a gente tem. A associação precisa ter o esforço em buscar essas chances para mudar a comunidade, realizar projetos para trazer melhoria”, concluiu o prefeito.

Júnior também falou sobre os projetos em andamento que irá beneficiar a agricultura familiar, um deles é o convênio de Produção de Beneficiamento do Alho na comunidade de Buriti do Alho, também falou da proposta de desenvolver o projeto para produção de óleo de coco babaçu em Pé do Morro e Lagoa do Maciel, além de outras parcerias como a melhoria do melhoramento genético, através da parceria com a UFOB, e a implantação da unidade de palmas.

Essa ação realizada é uma das demandas que foi solicitada no PPA Participativo, parceria das associações com a administração municipal para realizar oficinas de capacitação das associações nas diversas cadeias produtivas, para assim promover e incentivar a agricultura familiar.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz