Autorizada a obra da Unidade de Beneficiamento do Mel da AAPIVARG

A manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, ficou marcada como um dia histórico para a AAPIVARG (Associação dos Apicultores do Vale do Riacho Grande), foi autorizada o início da obra da UBM (Unidade de Beneficiamento do Mel) e aquisição dos kits apícola e identidade visual.

A Associação dos Apicultores do Vale do Riacho Grande, está sediada na comunidade de Novo Horizonte, uma região tradicional na produção de mel de abelha no Território do Velho Chico. Foi fundada em 2002 por um pequeno grupo de agricultores familiares e atualmente conta com 70 associados, sendo homens, mulheres e jovens. Depois de muita luta, empenho e dedicação, a AAPIVARG conseguiu alcançar um dos seus principais objetivos, a tão sonhada UBM, benefício este através de uma parceria com o Governo do Estado (CAR, SDR, SUAF via Bahia Produtiva). Com este crescimento a AAPIVARG vem tornando-se referência no município de Brotas de Macaúbas e em todo o território.

O convênio de mais de meio milhão de reais foi celebrado em janeiro, o montante será investido desde a obra civil e eletrificação, à compra de kits, equipamentos, identidade visual e assistência técnica durante cinco anos. O empreendimento atenderá inicialmente 51 apicultores que possuem cerca de 900 colméias, com um percentual de utilização de 75% e com produtividade média de 32 kg de mel por colméia ano.

Com este investimento na apicultura local, espera-se que haja um aumento importante no volume de produção e dando maior visibilidade da apicultura, visto que, o mel é um dos produtos mais rentáveis da região e vem crescendo cada vez mais.

O Prefeito Litercílio Júnior esteve presente no evento e parabenizou a associação por esta conquista, e que o governo municipal está à disposição para apoio e continuidade da parceria, também falou sobre outros projetos em estudo para o crescimento das políticas públicas de agricultura. Também esteve presente o assistente territorial da CAR – Gilmário Mendes, o Presidente da AAPIVARG – Rafael Sodré, Vereador Laerto Sodré, Presidente da Associação Comunitária e represente da comunidade – Eliana Sodré, o Secretário de Administração – Ailton Alcântara e os associados.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

ASCOM – PMBM