AAPIVARG recebe convênio de R$ 533 mil para implantação de Unidade de Beneficiamento de Mel

A apicultura no município de Brotas de Macaúbas, recebeu um reforço nesta terça-feira (09). O Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), celebrou a assinatura de um convênio com a AAPIVARG (Associação dos Apicultores do Vale do Riacho Grande), para implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Mel.

O valor do investimento é de R$ 533 mil, um benefício para implantar uma Unidade de Beneficiamento de Mel na Comunidade de Nova Vista, que atenderá as comunidades vizinhas e qualquer outra pertencente ao município de Brotas de Macaúbas. O benefício também conta para compra de kit para as famílias da associação, que beneficiará diretamente cerca de 70 famílias de agricultores, que com o decorrer do tempo a tendência é aumentar este número. O projeto inclui assistência técnica para a Associação durante cinco anos.

A Unidade de Beneficiamento de Mel tem por objetivo ser um espaço para que os apicultores possam atender todos os requisitos exigidos para a certificação e comercialização do produto. Além de enriquecer as políticas públicas de agricultura familiar, com a unidade, terá ainda mais potencial para gerar emprego e renda no município.

O resultado deste benefício é uma parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial, através da CAR, SDR e SUAF via Bahia Produtiva para a AAPIVARG, o projeto conta com o apoio do Governo Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Câmara de Vereadores. O convênio foi firmado na unidade da SETAF – Bom Jesus da Lapa, que contou com a presença do Presidente da AAPIVARG Rafael Sodré, o Secretário Municipal de Agricultura – Aldo Arcanjo e do Presidente do SINTRAF – Laerto Fernandes.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

ASCOM – PMBM