Reunião entre a Gestão e Embasa

No dia 31 de outubro o Prefeito Litercílio Júnior, juntamente com o Vice-Prefeito Júnior Feitosa, e o Secretário de Meio Ambiente Aldo Arcanjo, reuniram-se com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), representada por Ana Carolina Dias, Gerente do escritório local de Seabra e pelos dois agentes de sistema, Hidalício Araújo e Evilásio de Araújo, com o intuito de  tratar de assuntos sobre a prestação do serviço de abastecimento de água no município, bem como reafirmar a parceria entre ambas as instituições.

Durante a reunião, foram levantadas diversas pautas, entre elas, o problema que o município vem enfrentando em relação ao abastecimento de água. O sistema que abastece aproximadamente 5 mil habitantes, apresenta um déficit, por conta da vazão que deveria fornecer 35 m³/h, que equivale a 35 mil litros de água por hora, e atualmente fornece apenas 12 m³/h. Outra pauta foi algumas medidas que a instituição vem adotando, que é a celebração de convênio de cooperação entre os municípios, que possuem o seu contrato de concessão vencido, e o Estado, para que a empresa possa continuar prestando o serviço e trazendo melhorias ao sistema.

O prefeito Litercílio Júnior destacou a necessidade da Embasa investir no sistema e de pensar em outras fontes de captação de água, fora do entorno da sede do município, visto que os poços que vem sendo perfurados não apresentam vazão suficiente para atender a população. Diante disso, cobrou uma audiência pública o mais breve possível, para que a população possa ter conhecimento sobre a situação atual do sistema, bem como para que haja uma maior aproximação entre a prestadora e os usuários dos serviços.

Outras demandas foram levantadas pela Gestão Municipal e a gerente Ana fez um apanhado de todas para que pudesse atendê-las da melhor forma possível. O prefeito Litercílio entendendo a importância de estreitar os laços entre o município e a Embasa, não deixando de reconhecer o papel fiscalizador que o município tem diante do serviço prestado, colocou a atual gestão à disposição para auxiliar no que for preciso, para que a população possa receber um serviço de qualidade. A gerente Ana, reconhecendo também a importância da existência de uma boa relação entre os dois lados, se mostrou muito solícita e disposta a manter essa parceria.

Em 20 anos de concessão do serviço de abastecimento de água, essa foi uma das poucas vezes que o município teve esse contato direto com a empresa. Pode-se considerar que esta reunião é um marco de uma nova relação entre o município de Brotas de Macaúbas com a Embasa e, consequentemente, de melhorias do serviço prestado.