Caminhada pela Conscientização no Trânsito

Na manhã desta quarta-feira, foi realizada a CAMINHADA PELA CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO, uma iniciativa promovida pelo Projeto Trânsito Cidadão em parceria com a Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas, através da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.

A caminhada deu-se início na Praça dos Poderes em frente à Prefeitura, percorrendo pelas principais ruas da cidade acompanhado pela fanfarra estudantil, e finalizando o trajeto na Quadra Poliesportiva da Escola Meira Lima, onde aconteceu a palestra educativa. Na ocasião foi apresentado conceitos da prática cidadã, métodos de prevenção de acidentes e a preservação pela vida, por ser um assunto abrangente foi abordado sobre a importância do uso do cinto de segurança e capacete, respeito ao pedestre e sinalização, entre outros. Durante a caminhada foi apresentado materiais informativos e educativos à todos que acompanharam e que circulavam pelas vias no momento.

Brotas de Macaúbas é a primeira cidade na região a receber este projeto tão importante, projeto este que visa transformar a sociedade, começando dentro da sala de aula, educando desde às crianças e adolescentes até os jovens e adultos. O Prefeito Litercílio Júnior acompanhou a caminhada e enfatizou sobre a educação no trânsito, que é de fundamental importância, momento para as pessoas se conscientizarem e abraçarem essa causa para mudar a conduta diante as atitudes no trânsito.

O Projeto Trânsito Cidadão constitui-se numa série de ações didático-pedagógicas, que contempla alunos do ensino médio e fundamental, pertencente a rede pública de ensino no Estado da Bahia, com o objetivo de promover a educação no trânsito e criar uma consciência preventiva, que torne o trânsito cada vez mais humano. A equipe técnica é formada por coordenadores, psicólogos, pedagogos, monitores e instrutores. O projeto é executado pela Fundação Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos – IMIC, em parceria com o Detran.

Além dos alunos e professores da rede de ensino estadual e municipal, estiveram presente servidores, o Prefeito Litercílio Júnior, Secretário de Educação – Aniceto Andrade, Vereador Laerto Fernandes, Coordenador do SAMU Gilvan Filho, Gestor do Projeto Trânsito Cidadão – Caio Queiroz, Coordenador Regional – Antônio Henrique, Instrutor Regional – Hugo Sonoros.

Assista o vídeo: