Debate com a Juventude para criar o Conselho

O mês de setembro começou positivo para a juventude brotense, os jovens foram convocados para debater sobre a minuta do Projeto de Lei para criação do Conselho Municipal da Juventude de Brotas de Macaúbas.

Conselho da Juventude, é um órgão autônomo que visa abrir espaço para os jovens, uma proposta inovadora e permitirá a participação deles para defender a visão da juventude, assim como, propor sugestões e políticas públicas para o desenvolvimento do município.

Este pedido foi relato em umas das propostas do PPA Participativo da Juventude, é uma vontade que eles têm que seja criado esse conselho. A gestão Terra de Gente Feliz é uma gestão participativa e democrática, por conta disso o Prefeito Júnior achou importante essa convocação dos delegados jovens e demais lideranças para participar desse debate construtivo que irá fortalecer a luta juvenil.

O encontro contou com a participação de 30 jovens, da sede e da zona rural, representantes do poder público municipal, igrejas, sindicatos, escolas e associações, no qual expressaram suas ideias, opiniões e obteve um resultado positivo. A próxima consulta pública será no Cocal com os jovens da região, onde será apresentada a minuta e discutir sobre, para que seja concluído o Projeto de Lei e enviado para aprovação.

No final do encontro várias pessoas fizeram o uso da palavra, confira.

“A juventude tem que está participando dos movimentos que tem no município no geral, movimentos da prefeitura, associações, sindicatos para ocupar seus espaços, ocupar para participar, opinar e ouvir. Juventude tem que está aberta e pronta para ajudar a desenvolver a comunidade, o município num todo. Parabeniza ao governo pela iniciativa e aos jovens parabéns pela presença”. Neide – SINDSERV

“Gostaria de agradecer a oportunidade que os jovens tá tendo no governo, tanto no PPA quanto nesse convite e no governo em si pela representação que está tendo. Os jovens quer o melhor para sociedade e não pra si, a visão do jovem é estar engajado em tudo.” Eugênio – Grupo de Jovens (Nova Santana)

“Agradeço o momento que foi rico para todos. Agora é o momento de sonhar juntos, tornar os sonhos e ilusões em realidade, momento de lutar, defender o que acreditamos em favor da defesa e conquista, temos que se unir dependente de crença ou partido e mostrar a cara e dizer, debater o que quer e mostrar a nossa vitalidade porque o jovem é jovem pela vitalidade em nunca desistir e sempre perseverar sem desanimar.” Rafael Novaes – Pastoral da Juventude (Brotas de Macaúbas)

“Quero agradecer a oportunidade de participar e criar esse projeto junto com o governo, porque geralmente quando acontece isso, as pessoas escolhem o que querem sem consultar a população e isso acaba deixando a gente desmotivado. O Conselho a gente pediu muito no PPA e em poucos dias já está aqui pra gente discutir e eu acho isso excelente e fico feliz em vocês abrir este espaço para ouvir os jovens e é disso que a gente precisa, de apoio”. Danusa Santos – Grupo de Jovens (Lagoa Nova)

“A juventude ciente de seus direitos e deveres, tornam-se mais capacitadas e preparadas para garantir o seu futuro e o futuro das gerações que virão. Então é indispensável essa colaboração do poder público procurando parcerias com os movimentos juvenis ligados as diversas igrejas, associações, movimentos sociais, dessa forma vamos construir uma sociedade mais harmônica e equilibrada.” Padre Uelliton Matos (Representante da Igreja Católica)