Plenária Final do PPA Participativo e Conferência da Saúde

Após a trajetória dos Encontros Temáticos e Regionais em todo o município, foi realizado na manhã de domingo, dia 20 de agosto, a Plenária Final do PPA Participativo e a III Conferência Municipal de Saúde, com o tema “SUS que temos, SUS que queremos”.

O Prefeito Litercílio Júnior e equipe realizaram 10 encontros regionais e 4 temáticos, abrangendo a participação de mais de 100 comunidades do município, além do PPA Online que ficou disponível no portal da Prefeitura, para que de forma participativa e democrática fosse elaborado o Plano Plurianual (PPA), de 2018-2021. Nesta etapa foram eleitas as demandas prioritárias, sendo a mais votada o eixo da saúde com a proposta da construção do Hospital Municipal, entre outras.

Durante o evento, o Prefeito Litercílio Júnior anunciou boas notícias aos que estavam presentes, falou sobre algumas ações que estão acontecendo e outras que estão previstas, uma delas foi a demanda solicitada no PPA da Região da Lagoa do Maciel, implantação da rede de água e foi atendida na quinta-feira (17), entregue na comunidade 500 bases de cano para iniciar; energia na Comunidade da Moita (região do Cocal); disponibilidade de vagas na Casa do Estudante em Barreiras e Salvador, ambulância para atender a Região do Cocal, e a volta do odontomóvel que estava em situações precárias.

Na presença do Vice-Prefeito Júnior Feitosa e do Deputado Federal Afonso Florence, o Prefeito Litercílio Jr. entregou ao Presidente da Câmara – Wemerson Cleiton, o Projeto de Lei do Sistema Municipal de Cultura, projeto protocolado e que será apresentado na próxima sessão. O Sistema Municipal de Cultura, tem a finalidade de estimular o desenvolvimento municipal com pleno exercício dos direitos culturais, promovendo a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural em Brotas de Macaúbas. Na ocasião apresentou a minuta do Conselho Municipal da Juventude que ficou disponibilizado aos jovens para eles se reunirem e depois debaterem juntos com a gestão para ser criado o Conselho.

Para o Prefeito Júnior, ele fez questão que o PPA fosse participativo, pois cada um tem que dizer o que pensa e quer para os próximos anos. “Esse espaço aqui é pra isso, pra pedir, cobrar e expor sua proposta sem ter vergonha. Este governo dar oportunidade para vocês falarem que saúde, que cultura queremos. A gestão não está para cuidar do individual mas sim pela luta coletiva, da comunidade, do município em geral. Tem que lutar por um governo justo e democrático e nós precisamos ter consciência de nosso direitos e deveres. Cobrem o que precisa para construir um município melhor e mais digno, todo recurso da Prefeitura é público, por isso fiscalizem, cobrem e nos ajude a construir, pois unidos somos fortes para transformar o município numa Terra de Gente Feliz.” Júnior concluiu agradecendo a todos que estavam presentes, delegados, vereadores e a Comissão do PPA pela determinação e compromisso com a gestão e com o município, para que os encontros fossem realizados.

No evento esteve presente secretários, vereadores, vice-prefeita de Oliveira dos Brejinhos Francina Lima e o Deputado Federal Afonso Florence.

“Um sonho que se sonha só é somente um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade”.