Encontro Municipal de Agricultura Familiar

A Prefeitura de Brotas de Macaúbas promoveu neste sábado (05), o Encontro Municipal de Agricultura Familiar, com o objetivo de discutir Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e ouvir ações e propostas prioritárias para o município, contemplando a participação dos agricultores e agricultoras com a gestão para a construção do PPA (Plano Plurianual Participativo), do próximo quadriênio.

Cerca de 150 agricultores (as) estiveram presentes no encontro, no primeiro momento houve palestra sobre o desenvolvimento da apicultura no Território Velho Chico e a estratégia de integração da COOPAMESF (Cooperativa Regional de Apicultores do Médio São Francisco) / AAPIVARG (Associação de Apicultores do Vale do Riacho Grande – Brotas Macaúbas e Ipupiara). Depois tiveram a oportunidade de dialogar diversos segmentos da temática Agricultura para construir as propostas que visa a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar. 
Também houve a feira para exposição de produtos orgânicos cultivados no município, legumes, doces, polpas de frutas, artesanatos etc.

O Prefeito Litercílio Júnior está fazendo da agricultura familiar uma das principais forças de desenvolvimento do município, pois é um meio que se tem mais oportunidades de gerar mais emprego e renda. Em sua fala, Júnior agradeceu à todos por estarem participando do encontro que é de grande importância. “Muito obrigado e que Deus ilumine a cabeça de vocês, que vocês carreguem a tinta da caneta para que a gente tenha uma Agricultura Familiar forte, que gere emprego e renda para o nosso município, para que possamos viver com dignidade aqui dentro dele, e isso é possível, só depende de cada um de nós. Vamos lá, vocês estão com o papel e a caneta na mão e digam que agricultura nós queremos ter, sonhem…sonhem!!! Porque Milton Santos falou “que o sonho obriga o homem a pensar”, o momento é esse e juntos vamos construir uma Terra de Gente Feliz”. Na oportunidade o Prefeito agradeceu os agricultores e agricultoras que participaram da Chamada Pública e assinou o ato de fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, representado pelo agricultor Sr. Edmundo Cirino do Grupo Esperança da Comunidade de Buriti do Alho. Júnior ainda enfatizou que “podemos ampliar este número, ao invés de 30% a gente possa comprar 100% da merenda escolar que é isso que nós queremos e sonhamos”.

O evento contou com a presença do Coordenador do Colegiado Territorial do Velho Chico – Dermeval Gervásio, o Assessor do Programa Bahia Produtiva CAR/SDR – Gilmário Mendes, representando Jerônimo Rodrigues Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Deputada Estadual – Neusa Cadore, vereadores, secretários municipais e representante da AAPIVARG e de Associações do município.

PREFEITURA DE BROTAS DE MACAÚBAS – TERRA DE GENTE FELIZ