Governo Terra de Gente Feliz inaugura Posto de Saúde em Buriti do Alho

Alegria, emoção, marco de um dia especial em que os moradores de Buriti do Alho realizaram um sonho, com a inauguração do Posto de Saúde – Isabel Gomes dos Santos, na manhã deste domingo, 09 de fevereiro.

Centenas de pessoas da comunidade de Buriti do Alho e adjacências, reuniram com o Prefeito Litercílio Júnior, o Vereador João Paulo, Secretária de Saúde Ananda Trindade, familiares da Sra. Isabel Gomes dos Santos, secretários municipais e equipe do governo Terra de Gente Feliz para o ato de inauguração do posto de saúde. Demanda solicitada pela população através do instrumento de escuta social, o Plano Plurianual Participativo, construído de forma democrática.

O município de Brotas de Macaúbas que possui cerca de 130 localidades, possui a cobertura de 100% do acesso à atenção básica de saúde, mas para facilitar e descentralizar os atendimentos, o governo municipal através do esforço do Prefeito Júnior, vem investindo na saúde com diversas ações e implantando o projeto dos Postos Satélites de Saúde, onde dispõe diariamente de um profissional (técnico de enfermagem), realizando diversos procedimentos/encaminhamentos e mensalmente acontece o atendimento completo com médico, enfermeiro e odontólogo. Um projeto que vem sendo modelo para outros municípios da região, uma ação importante que traz dignidade e liberdade aos moradores das comunidades rurais. Três postos foram recém-inaugurados e quatro em andamento (Lagoa do Maciel, Alvorada, Lagoa da Palha e Nova Santana).

Biografia de Isabel Gomes dos Santos (Dona Bela) e escolha da identificação do Posto:

Dona Isabel Gomes dos Santos, ou carinhosamente Dona Bela, nasceu em 09 de janeiro de 1934. Em 1954, aos 20 anos, casou-se com o lavrador Sr. Manoel Teles da Rocha. À época, com ajuda da igreja católica, fez curso de parteira e passou a “aparar bebês”, como costumava-se falar.

Teve sete filhos, mas um deles, infelizmente faleceu aos sete anos, vítima da doença que era chamada de “sete males”. E mesmo tendo de dividir suas horas do dia trabalhando nos afazeres domésticos – criando os filhos, Isidoro, Maria, Edvaldo, Gildeir, Olavo e Sivaldo, dona Bela trabalhava também na lavoura, no garimpo e como parteira trouxe à luz dezenas de homens e mulheres que fizeram do Buriti do Alho e adjacências uma região acolhedora, símbolo de trabalho, respeito e prosperidade.

Foram mais de 30 partos, segundo contam seus filhos, isso numa época em que o atendimento médico e acesso à saúde era muito difícil.

A um mês de completar 77 anos de idade, após apresentar problemas de saúde, Dona Bela partiu em 03 de dezembro de 2011, em paz e deixando um importante legado, uma trajetória digna de ter seu nome eternizado na história de sua comunidade.

Com essa bela história de vida, Dona Bela teve seu nome indicado pela Associação Comunitária de Buriti do Alho, em deliberação ocorrida na reunião de 03 de janeiro deste ano. Indicação que o Prefeito Litercílio Nunes de Oliveira Júnior atendeu democraticamente e por meio do Decreto nº 11 de 05 de fevereiro de 2020 tornou-se oficial, autorizando a denominação da unidade de saúde de Buriti do Alho como Posto de Saúde Isabel Gomes dos Santos.

Brotas de Macaúbas, 09 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz