Prefeitura realiza peixamento de 50 MIL TAMBAQUIS nos açudes de Brotas de Macaúbas

Durante este mês de janeiro a Prefeitura de Brotas de Macaúbas através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a CODEVASF realizou o lançamento de 50 MIL TAMBAQUIS, distribuídos em vários açudes do município, sendo: Sede, Nova Vista, Mata do Bom Jesus, Novo Horizonte, Vila de Ouricuri do Ouro, Lagoa do Maciel, Lajes, Boa Vista, Mangabeira, Barriguda e Formosa.

Considerando que os alevinos necessitam de um período equivalente a seis meses para o crescimento e reprodução sugere sua limitação, mesmo que por precaução, por meio da definição de critérios que limitem a captura de tambaquis. Dia 24 de janeiro de 2019, foi publicado o Decreto nº 08/2019, que proíbe por seis meses a prática de todas as modalidades de pesca, nos açudes municipais acima mencionados.

As penalidades para quem descumprir o Decreto estão previstas na Lei n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e na Lei Municipal nº 23, de 13 de dezembro de 2002. A gestão municipal espera que a medida adotada possa garantir a preservação e o crescimento dos alevinos para um melhor aproveitamento e para a satisfação de toda a população beneficiada.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz